Vienna Johann Strauss Orchestra
Um concerto de gala no MEO Arena trouxe a Portugal a música do «Rei da Valsa» vienense.
No ano em que se assinalam os 200 anos do nascimento de Johann Strauss II e os 88 anos da Renascença, cerca de 10 mil pessoas assistiram ao vivo à excelência e virtuosismo da Vienna Johann Strauss Orchestra, no MEO Arena, em Lisboa.
Pela primeira vez no nosso país, esta orquestra, dirigida pelo Maestro austríaco Alfred Eschwé, e composta por 55 músicos, tocou as mais reconhecidas e amadas obras do compositor austríaco Johann Strauss II.
Numa performance única e irrepetível, as valsas, polcas e operetas que ajudaram a fazer de Viena a «cidade da Música» e explicam porque Johann Strauss II é, ainda hoje, o «Rei da Valsa» encantaram os milhares que, em clima de festa, vieram aplaudir a excelência de uma noite mágica.
A Genius y Meios – empresa produtora de eventos do Grupo Renascença Multimédia – foi a promotora deste concerto, co-produzido pela MOT – Memories of Tomorrow.
O Maestro
O Maestro austríaco Alfred Eschwé é reconhecido como um dos maiores especialistas mundiais na música de Johann Strauss II, o chamado "Rei da Valsa". Rege regularmente as principais orquestras em toda a Europa, bem como nos Estados Unidos, Japão e Coreia, para dar a conhecer e levar até todos a música da dinastia Strauss.
Numerosos lançamentos de obras de programas de Strauss e recitais de operetas comprovam sua notável competência neste género.
Ao longo de vários anos, Alfred Eschwé estabeleceu uma estreita colaboração com orquestras como a Tonkunstlerorchester Niederösterreich, a Orquestra Sinfónica de Hamburgo e a Orquestra da Rádio WDR em Colónia.
Os Cantores
Nikola Hillebrand, Saimir Pirgu e Thomas Hampson são três destacados cantores de ópera da atualidade.
A soprano alemã Nikola Hillebrand encanta o público com sua voz brilhante e técnica excecional.
O barítono americano Thomas Hampson, consagrado internacionalmente, acumula inúmeros prémios pela sua excelência artística.
Por sua vez, o tenor albanês Saimir Pirgu, reconhecido por sua expressividade em papéis líricos, é presença constante nos mais prestigiados palcos de teatros de ópera.
Todas as Fotografias: (c) Sara Falcão e Rita Gazzo